Cachorro preto

ESTOU DE LUTO

Sabemos o quanto esse momento é difícil para você, afinal, toda perda envolve o começo de um processo árduo pelo qual sofremos! Mas saiba que você não está sozinho(a) aqui!

O PROCESSo

Luto é a fase pela qual vivenciamos a dor decorrente de uma separação entre dois seres. Esse é o processo pelo qual nunca estaremos totalmente preparados para lidar. Como todo relacionamento que envolve amor fraternal, quando interrompido, traz um enorme desconforto em nossas emoções decorrentes da angústia que a separação e a dor pela perda causam.

Animais de estimação contribuem de maneira extraordinária no significado das nossas vidas e são parte importante nesse processo de luto quando partem das nossas vidas. Cada vez mais, a companhia e o amor que eles nos proporcionam geram um processo de luto igualmente comparada a um membro da família ou pessoas próximas, e é importante entendermos que não estamos só nesse momento e que devemos compreender essa experiência e a importância de vivê-la da melhor forma possível.

De acordo das circunstâncias de como foi a sua perda, existe um modo diferente de cada um em lidar com o luto, e dependerá de alguns fatores como nossa personalidade, como reagimos nos momentos de dificuldade, do apoio de nossos amigos e familiares e de pessoas que compartilham suas experiências similares, entre outros fatores. Mas de modo geral, todos nós vivemos algumas fases desse processo de perda:

 

Negação

É o momento de choque inicial produzido pela perda e faz com que neguemos o que realmente aconteceu. Esse é um mecanismo de autodefesa do nosso cérebro que tem a intenção de oprimir todo o sentimento de ausência gerado pela separação e nos faz reagir de forma negativa com o que aconteceu. 

Raiva


Esse é uma fase de revolta que é instalada em nós e é dirigida a tudo e todos, até a si mesmo ou a Deus. É difícil entender o porque estamos passando por isso e podemos nos sentir injustiçados por ter perdido alguém tão especial, como nosso animalzinho. Nesta fase o sentimento de culpa e autopunição pode nos envolver, mas acredite, você não foi o responsável por isso em nenhum momento e em nenhuma intenção.

Negociação

Aqui se inicia alguns questionamentos sobre o que aconteceu. É quando tentamos negociar com nossos sentimentos ou até mesmo á Deus se o destino poderia ter sido diferente ou se poderíamos ter evitado a situação. Se persistimos nesses questionamentos, levantamos cada vez mais dúvidas sobre os fatos e isso pode comprometer intensamente nossa paz.

Depressão

 

É a fase pela qual vivemos profundamente o processo da dor e sentimos uma tristeza mais prolongada. O desinteresse pelas atividades habituais, a necessidade de se isolar de outras pessoas ou animais a até mesmo sintomas físicos podem acontecer. Nesse momento é importante compartilhar essa dor com outras pessoas e dependendo do grau de interferência que esta etapa pode estar comprometendo sua vida, a busca por profissionais farão uma enorme diferença. 

Aceitação


Com o tempo os sentimentos de dor e tristeza começam a diminuir e se transformar, pois começamos a aceitar que, apesar da perda ser irreversível, devemos continuar seguindo em frente. Ao aceitarmos que fomos submetidos a esse processo e que não podemos mudar o passado, aprendemos a olhar novamente para a direção que estávamos e continuar a vida. 

"Eu aprendi a viver o luto, mas não carregá-lo."

É natural que todos nós iremos passar por esse processo algumas vezes em nossas vidas, e compreender os efeitos que o luto pode apresentar em nossas vidas é algo importante para passar por todo o processo sem ter que carrega-lo para sempre. Acredite, assim como o significado da vida existe, a morte também traz alguns significados por ser uma experiência viva. Viver o luto pode ser transformador e faz mudar a direção pela qual o destino percorrerá. 

Algo que aprendi, vivendo essa experiencia e compartilhando a dor de outras pessoas é que nossas emoções e sentimentos podem se voltar para uma outra face desse processo quando o compreendemos e ajudamos o próximo. O amor e o serviço transformam qualquer outro sentimento, e quando falamos de amor, nada melhor do que os animais para terem trazido tal significado em nossas vidas, e a partir de agora, replicá-lo. Desejo a todos que através dessa comunidade, possamos dividir e apoiar o processo de luto de outras pessoas e assim transformar cada vez mais, lutas em paz! 

Deus abençoe a todos!

Daniel Roberto Cooper

 

 

 

 

 

 

 

  • Instagram

© 2020. Todos os direitos reservados. Criado com Daniel Roberto Cooper.

COOPER CLINICA MEDICINA VETERINARIA LTDA - 27.932.758/0001-14